Editais/Credenciamento

Eixos de Ação

Para Servidores

  • PROTOCOLO

Notícias

18/10/2018

Centro Hospitalar de Reabilitação recebe novos equipamentos para pacientes

Governadora Cida

A governadora Cida Borghetti esteve nesta quarta-feira (17) no Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier (CHR), em Curitiba, para visitar pacientes, verificar a estrutura do local e entregar novos equipamentos. O hospital atua integralmente pelo SUS e é especializado em atendimento de doenças neurológicas, neurocirúrgicas e ortopédicas agudas ou crônicas, com o objetivo de promover a independência e orientar os cuidados dos pacientes com sequelas. Neste ano, o Governo do Estado já entregou 670 novas cadeiras de rodas mecanizadas, de um lote de 770 que foram adquiridas e repassadas aos pacientes. “Semanalmente o centro recebe novos equipamentos, como essas cadeiras mecanizadas, que são mais modernas e dão maior agilidade aos pacientes”, disse a governadora.

A governadora destacou que o Centro de Reabilitação é um hospital público de referência na área. “O centro conta com uma estrutura de qualidade e uma equipe multidisciplinar que presta um atendimento humanizado e de alto nível, esse acolhimento é muito importante para os pacientes e seus familiares”, afirmou.

ESTRUTURA - Inaugurado em 2008, o centro é uma unidade do Governo do Estado, gerenciado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná – FUNEAS. O atendimento é feito a nível ambulatorial ou em regime de internação. Atua com 25 leitos, sendo 13 de reabilitação e 12 cirúrgicos.

De acordo com o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, o hospital está recebendo novos equipamentos para melhorar cada vez mais a sua estrutura. São cadeiras de rodas, equipamentos de fisioterapia, ortese e prótese oferecidos ou para recuperação domiciliar ou no centro hospitalar.

“Há um mês o Ministério da Saúde nos certificou como Centro Especial de Reabilitação. A partir disso, passamos a receber um cofinanciamento por parte do governo federal. Temos uma preocupação de oferecer um serviço de saúde completo a toda a população”, afirmou o secretário.

MULTIDISCIPLINAR - O hospital dispõe de equipe de terapeutas em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, enfermagem e médicos de diferentes especialidades.

Segundo a diretora-geral, Márcia Santos, qualquer pessoa que tenha um prognóstico de reabilitação pode ser atendido no centro. “O paciente recebe todas as terapias como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, todos os processos necessários para a reabilitação”, disse. “Chegamos a atender cerca de 1.000 pacientes ao mês, entre os internados e que são atendidos em processo ambulatorial”, afirmou a diretora.

As cirurgias reabilitativas da hanseníase, por exemplo, não eram realizadas no Paraná desde 2002 e foram retomadas no Centro Hospitalar de Reabilitação a partir de 2012. O hospital também oferece serviço de odontologia hospitalar para pacientes autistas ou com paralisia cerebral.

BOX
Estudante de Medianeira ferido com arma de fogo recebe alta

A governadora Cida Borghetti aproveitou para visitar o estudante Bruno Rafael Facundo, 15 anos, ferido com arma de fogo no Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira. Desde o dia 2 de outubro o paciente estava internado no CHR para tratamento de reabilitação.

“Uma grande alegria ao chegar e ser informada pela equipe médica que o Bruno recebeu alta hoje. Fiquei muito emocionada, ele é um menino de ouro e muito guerreiro”, disse a governadora. Bruno seguirá para Medianeira e será atendido pela equipe de Regional de Saúde em sua residência. A governadora agradeceu toda a equipe médica que prestou um atendimento rápido e de qualidade ao estudante, primeiro no Hospital do Trabalhador e depois no Centro de Reabilitação.

De acordo com os médicos, Bruno se encontra em bom estado geral, com melhora expressiva do quadro clínico e psicológico, recuperando grande parte dos movimentos e sensibilidade, alcançando já uma grande independência para sua movimentação e deslocamento.

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.