Editais/Credenciamento

Eixos de Ação

Para Servidores

  • PROTOCOLO

Notícias

15/10/2019

Hospital Infantil promove ações especiais para o mês das crianças

Por Guilherme Lara da Rosa

       Todo ano, no mês de outubro, o Hospital Infantil Waldemar Monastier, que está localizado em Campo Largo, realiza uma semana repleta de intervenções a fim de arrancar um sorriso dos pais e, principalmente, das crianças que têm o hospital como suas segunda casa. A Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná — Funeas tem uma grande responsabilidade por trabalhar com pessoas, mas, acima de tudo, possui o papel de garantir saúde a milhares de cidadãos todos os dias. E para que essas ações saiam do papel e de fato façam diferença na vida dessas crianças, é necessário haver um compromisso por parte da equipe técnica e, também, do apoio de voluntários; estes que fazem demasiada diferença em todos os âmbitos da sociedade.

A última semana no HI foi marcada por eventos que conseguiram projetar um largo sorriso no rosto de crianças que passam por tantas dificuldades diariamente, e as fizeram se sentir valorizadas e, sobretudo, amadas, como é o caso do Wesley Santana que aparece na foto ao lado de duas médicas.

Wesley Douglas Santana

Diversos setores do Hospital Infantil Waldemar Monastier e da Secretaria da Saúde estiveram presentes neste momento que é tão significativo para as crianças. O Sareh (Serviço de Escolarização Hospitalar), que garante o acesso dessas crianças à educação, se propôs, em conjunto ao Serviço de Comunicação do HI e a Hotelaria Hospitalar, a elaborar um painel de fotos com o intuito de fazer com que os médicos e enfermeiros da unidade relembrassem sua infância. A ideia central foi expor fotos dos funcionários quando criança e uma atual.

A semana contou  também com uma apresentação emocionante do Coral Infantil Senhor Bom Jesus, dirigido por Gilmar de Andrade. O ato foi um diferencial, pois crianças acabaram cantando para crianças. Contudo, a equipe que é responsável pelo preparo dos alimentos diariamente dentro do hospital não ficou de fora dessa movimentação; nada mais justo do que oferecer algo que adoce um pouco mais o coração dessas crianças, não é?


A importância dos voluntários 

Além do coral infantil, que trouxe um pouco de música para os corredores do HI, a Associação Amor Viral também esteve realizando sua intervenção cultural dentro da unidade; eles apresentaram a peça teatral “O pão da vida” e percorreram por outros setores do hospital a fim de promover alguns sorrisos inclusive, entregando presentes.  

O Força Jovem (FJU) e o Grupo Saúde, da Igreja Universal do Reino de Deus, acompanhados do pastor Sérgio Bueno, visitaram os pequenos na manhã de sexta-feira (10), com o objetivo de levar materiais para as crianças desenharem e colorirem. No sábado, o grupo denominado “Jornada Jovem” garantiu a alegria no espaço com cantigas, brincadeiras e presentes. E, claro, não poderiam faltar os famosos palhaços; a ONG Nariz Solidário foi responsável pelas “palhaçadas” nos corredores e quartos. Além de todas essas ações que com certeza marcaram a vida da criançada, há uma outra que marcou literalmente o hospital: uma pintura numa das paredes do HI. Toto Lopes, do Projeto “Medicando Alegria” desenhou asas de anjo na parede e atraiu olhares de várias pessoas que estiveram passando por sua tela: “Fazer uma arte, na qual as pessoas acham bonito e sentem-se bem, é a melhor recompensa que um artista pode ter em vida, principalmente por utilizar a arte como ferramenta de inclusão social”, afirma Lopes. 

O diretor-geral do Hospital Infantil, Adriano Huber Junior, conferiu de perto as atividades que aconteceram nesta semana e ficou contente com a dedicação e entusiasmo dos trabalhadores e voluntários para fazer tudo acontecer: “É emocionante ver que todos se empenharam e deram o melhor de si, para que as crianças que passaram pelo hospital nesta semana, e principalmente para aquelas internadas, se sentissem um pouco melhor. Agradeço de coração por todos os que se dedicaram”, comemora Huber pelo resultado.


Confira a galeria de fotos das ações realizadas no Hospital Infantil Waldemar Monastier:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.