Editais/Credenciamento

Eixos de Ação

Para Servidores

  • PROTOCOLO

Notícias

22/10/2020

Outubro Rosa Funeas

"Cuidando de quem cuida", foi tema da primeira Live promovida pela Funeas



OutubroRosaFuneas


Nesta quarta-feira (21), a Funeas realizou sua primeira live, na plataforma do YouTube,  com o tema Outubro Rosa – Cuidando de quem cuida, apresentada diretamente da sede, em Curitiba.


Na abertura da live foram apresentados os dados fornecidos pela secretaria de Saúde do Paraná, em relação ao número de casos de câncer de mama, e estimativa de novos casos para o ano de 2020, além da estrutura oferecida pela Sesa para o enfrentamento destas doenças.

O diretor presidente da Funeas, Marcello Machado, abordou em sua fala inicial a importância do autocuidado para as mulheres, destacando que é preciso “atitude”, e disposição para as mudanças que estão acontecendo, que refletem sobretudo no corpo.


“O que passamos no dia-a-dia pode influenciar nossa saúde. Principalmente devido o stress, alimentação incorreta, falta de exercícios físicos ou descanso. Tudo influencia. Por isso precisamos cuidar da nossa saúde”, disse Marcello Machado.


OutubroRosaFuneasMarcelloMachado


A Enfermeira Eliane Sanches Maziero, Chefe do Centro Formador de Recursos Humanos – Divisão de Ensino Técnico da Escola de Saúde Pública do Paraná, uma das unidades da Funeas, participou da live e compartilhou sua experiência como profissional de saúde, principalmente de períodos em que deixou de fazer seus exames e, posteriormente, descobriu problemas de saúde.


Hoje, Eliane mantém seus programas de controle e prevenção sempre em dia, buscando o autoconhecimento e seus limites.


Destacou também, que o Brasil tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo, comparado a outros países, principalmente com programas de prevenção de doenças, como é o caso do Paraná, no entanto, as pessoas acabam procurando o serviço somente após descobrirem a doença, o que torna o tratamento mais intenso.


“Nós, mulheres, somos únicas, precisamos nos cuidar e se preocupar menos com os estereótipos que a sociedade impõe. Precisamos também aprender a nos colocar no lugar do outro, para entender mais sobre quem está próximo e pode estar precisando de ajuda”, disse.


OutubroRosaFuneas Eliane Maziero


O encerramento da live contou com a participação da colaboradora da Funeas Soraya Lampe Zielinski, que trouxe uma perspectiva de superação, falando um pouco sobre as etapas que passou durante o tratamento contra o câncer de mama, que descobriu enquanto cursava o último ano da faculdade de Direito.


“Se você, ou alguém que conhece está passando por este problema, você pode ajudar, dando o seu apoio, sendo positivo, encarando de frente. Quanto antes você procurar o atendimento, as chances de cura são maiores”, incentiva.


OutubroRosaFuneasSoraya Zielinski



Dia “D” Funeas – Para unir os colaboradores sobre a importância deste tema, houve uma sessão de fotos com o pôster da campanha, nos setores da sede, logo após a Live. Vestidos de rosa, todos prestaram apoio aos cuidados com a saúde da mulher.  


Outubro rosa funeas


As ações do Outubro Rosa estão sendo coordenadas pela equipe da gerência administrativa e comunicação da Funeas.

A live pode ser assistida na íntegra, pelo YouTube através do link:


https://www.youtube.com/watch?v=H8wLR5GYQ_4&feature=youtu.be


Confira na galeria de imagens como foi a sessão de fotos com o pôster na sede. Clique aqui! 



Fonte: Ascom - Serviço de Comunicação Funeas

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.