Editais/Credenciamento

Eixos de Ação

Empregados Públicos FUNEAS

Notícias

15/02/2021

Educação Ambiental – Píton recebida pelo CPPI será utilizada em projetos de conscientização da comunidade

Serpentário CPPI


 

O serpentário do CPPI - FUNEAS — Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos do Paraná, recebeu do Instituto Água e Terra (IAT), uma Píton da espécie Python molurus, proveniente de apreensão.

O animal, de 4,35m, pesa 27,8 kg e fará parte do projeto do CPPI em ações de educação ambiental e conscientização da comunidade, sobre a importância das serpentes no equilíbrio ambiental e sanitário.

Para o diretor presidente da Funeas, Dr. Marcello Machado, o recebimento da serpente é uma contribuição significativa para os projetos de desenvolvimento ambiental que a sociedade necessita.

“O CPPI está cumprindo com sua missão. Além dos estudos, projetos de pesquisa e produção, e parcerias desenvolvidos no combate à pandemia da Covid-19, mediante a determinação da Secretaria de Saúde do Paraná, a unidade também se destaca nas questões de educação ambiental, necessárias em nosso estado”.

Rubens Gusso, diretor geral do CPPI, acredita que este projeto impacta no fortalecimento das relações institucionais da unidade.

“Este é mais um importante passo na retomada do CPPI como um centro de referência no manejo de serpentes, peçonhentas, ou não, biologia das espécies, produção de antígenos para imunizações, imunologia, biologia celular, dentre outras áreas do conhecimento, relevantes para a saúde pública e meio ambiente”, disse o diretor.

Risco de extinção — De acordo com a classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais  para espécies selvagens (IUCN), a serpente recebida pelo CPPI está classificada como Criticamente em Perigo ou Em Perigo Crítico.

É a categoria de maior risco atribuído pela Lista Vermelha da IUCN. São aquelas que enfrentam risco extremamente elevado de extinção na natureza. Atualmente, há 2.169 animais e 1,957 plantas com essa avaliação.


Cerpentário CPPI Piraquara Paraná

Confira na galeria de imagens o Serpentário do CPPI.



 

Fonte: Ascom - Serviço de Comunicação Funeas

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.