Editais/Credenciamento

Eixos de Ação

Empregados Públicos FUNEAS

  • Lei Geral de Proteção Dados Pessoais-LGPD

Notícias

28/04/2021

Transparência na prestação de contas da FUNEAS foi destaque na 81ª Reunião do Conselho Curador

Conselho Curador

Aconteceu na tarde desta terça-feira (27) a 81ª Reunião ordinária do Conselho Curador da FUNEAS – Fundação Estatal de Atenção em Saúde, de forma virtual, com a participação especial do Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Sr. Marcelo Hagebock Guimarães.

A reunião foi presidida pelo gestor da Secretaria de Saúde do Paraná, Dr. Vinícios Filipak, representando o presidente do Conselho Curador, o Secretário Estadual da Saúde, Dr. Beto Preto.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Sr. Marcelo Hagebock Guimarães, falou sobre o Controle Social, que é a participação da sociedade na formulação das políticas públicas de saúde, e citou que o Estado do Paraná está na vanguarda em relação a essas políticas.

Hagebock também destacou os avanços da FUNEAS em relação ao desempenho na administração das unidades, e, sobretudo, pela transparência na gestão das informações repassadas ao CES/PR.

“Temos acompanhado todo o esforço que tem sido feito pela FUNEAS, juntamente com o Conselho Estadual de Saúde e Conselho Curador, fortalecendo o serviço de saúde no Estado do Paraná”, disse.

Outro aspecto positivo pontuado pelo presidente do CES/PR é referente à prestação de contas da FUNEAS, em que, segundo ele, todos os questionamentos apontados pelo CES/PR foram atendidos, sendo que a prestação de contas referente o ano de 2020 foi aprovada por unanimidade.

“Pela transparência da FUNEAS conseguimos ver os avanços e a qualidade nos serviços, que mesmo em meio à pandemia, conseguiu fazer os ajustes necessários”, afirmou.

Marcelo Hagebock também parabenizou toda a equipe da FUNEAS pelo trabalho desenvolvido, bem como o Conselho Curador, cujas ações impactam diretamente no atendimento ao usuário.

Para o diretor-presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado, a participação do presidente da CES/PR foi muito importante durante a reunião do Conselho Curador, pois evidenciou o quanto o trabalho dos conselheiros tem influenciado positivamente nas ações da FUNEAS.

“Pudemos constatar, através da fala do presidente do CES/PR, que estamos no caminho correto. Desde o início da gestão, conforme orientação do Secretário Beto Preto visando à transparência total dos atos da gestão, buscamos acatar todas as recomendações de melhorias nas formas de apresentação dos dados que fazemos às comissões de orçamento e de acesso ao SUS, adaptando planilhas, expondo mais profundamente os dados”.

Destacou também que a aprovação das contas da FUNEAS por unanimidade por parte do Conselho Estadual da Saúde é o resultado do trabalho constante de aprimorarmos o cumprimento do princípio da publicidade.

“A busca pelo aprimoramento é um compromisso permanente para atender o Conselho o Curador e o Conselho Estadual da Saúde do Paraná e os demais órgãos de controle externo. Esta também é uma forma de valorizar a participação popular”, complementou Marcello Machado.

Atualização de membros do Conselho — Foram apresentados, durante a reunião, os novos membros do Conselho Curador para o mandato 2020/2022.

 

Titular Sr. Homero da Silva Pereira, e suplente, Sr. Luiz Alfredo Gonçalves, representantes do segmento dos trabalhadores. Juliana Ishi Kobe é a nova suplente representante da Secretaria de Estado da Saúde.

 

O diretor-presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado, deu as boas-vindas aos novos conselheiros, que passarão a atuar em prol da saúde pública do Paraná, e também agradeceu aqueles que deixaram o Conselho Curador da FUNEAS:

 

Pelo segmento dos trabalhadores do SUS, indicados pelo CES/PR, Titular: Lisandra Karine Falcão, Suplente: Patrícia Hernandes Sorares, e o suplente, representante da Secretaria da Saúde, Denilson de Mattos.

 

Outras pautas e deliberações — Foi realizado o lançamento do Informe FUNEAS, com assuntos relacionados às ações da instituição em sua esfera de atuação, e a demonstração de encerramento do exercício 2020, com a situação econômico financeira da FUNEAS.

 

Foi apresentado também o relatório circunstanciado e o projeto de resolução 6/2021, que foram apreciados pelos conselheiros, além de informes gerais, concluindo a reunião.

 

 

Fonte: Ascom - Serviço de Comunicação Funeas

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.