Editais/Credenciamento

Eixos de Ação

Empregados Públicos FUNEAS

  • Lei Geral de Proteção Dados Pessoais-LGPD

Notícias

24/09/2021

Parceria entre entidades aumentará capacidade produtiva do CPPI FUNEAS

CPPI Funeas Hospital Pequeno Príncipe

Os representantes do CPPI FUNEAS assinaram na tarde desta sexta-feira (24), no auditório do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, um termo de parceria entre o CPPI, o Instituto Pelé Pequeno Príncipe, e a FUNED – Fundação Ezequiel Dias, para um acordo de cooperação institucional referente à pesquisa do soro AntiCovid, estudos clínicos e pré-clinicos.

 

Esta iniciativa, em conjunto, visa potencializar a capacidade produtiva instalada nas instituições, o know-how em produção de soros para o desenvolvimento e otimização de uma alternativa terapêutica para a COVID-19, utilizando soro heterólogo hiperimune produzido pela imunização de cavalos.

 

A Fundação Ezequiel Dias – FUNED, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, e o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos – CPPI FUNEAS, são dois dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.

 

O Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI) atua na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos de interesse para a saúde pública do país como soros antiveneno, insumos e antígenos para auxílio diagnóstico. É referência nacional do Soro Antiloxoscélico, contra a picada da aranha-marrom, e do Antígeno de Montenegro, utilizado para auxílio diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana.

 

A FUNED possui expertise no desenvolvimento e produção de soros hiperimunes, possuindo atualmente 8 produtos registrados na ANVISA, sendo eles cinco antiofídicos (contra o veneno de cobra), um antiescorpiônico, um antitetânico e um antirrábico.

 

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPPPP), tem a missão de aumentar o percentual de cura de doenças complexas da criança e do adolescente, atuando principalmente em biotecnologia, pesquisas básicas e clínicas de doenças que acometem a população do Paraná e outras regiões.

 

O diretor-presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado disse que este é o primeiro passo para uma grande parceria tripartite, entre estas instituições, para o desenvolvimento do soro AntiCovid.

 

“A FUNEAS é uma impulsionadora neste processo. Ela vem para que a Secretaria da Saúde possa colocar o seu braço assistencial e trazer mais rapidez aos processos, para que as coisas aconteçam de uma forma ágil, segura e legal”, afirmou.

 

Presenças: Diretor-Presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná – FUNEAS, Dr. Marcello Machado, o Presidente da FUNED – Dr. Dario Brock Ramalho, o Diretor Industrial da FUNED – Dr. Bruno Gonçalves Pereira, o Diretor Científico do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe- Dr. Bonald Cavalcante Figueiredo, além de colaboradores do HPP.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.