Editais/Credenciamento

Eixos de Ação

Empregados Públicos FUNEAS

  • Lei Geral de Proteção Dados Pessoais-LGPD

Notícias

23/12/2021

Humanização no ambiente hospitalar através da educação

Formatura de aluna hospitalizada reflete a humanização do atendimento nas unidades FUNEAS.

Formatura SAREH hi  2021


A semana no Hospital Infantil Waldemar Monastier – FUNEAS, em Campo Largo, ficou marcada por muita emoção para todos os que acompanham o trabalho do SAREH – Serviço de Escolarização da Rede Hospitalar, na unidade, com a formatura de uma aluna que está hospitalizada.

 

A paciente Estephany Aparecida das Chagas Morais, participou de uma solenidade de colação de grau, de conclusão do ensino fundamental, especialmente realizada para ela, com direito a formação de mesa de autoridades e convidados, como ocorre em uma cerimônia de formatura tradicional.

 

Estephany é aluna do Colégio Estadual Albina Novak Muginoski, em Campo Largo, e está hospitalizada para tratamento desde agosto de 2021. No entanto, a aluna já é atendida pelo HI-FUNEAS há vários anos, passando, até mesmo, por internamento na UTI.

 

Durante a pandemia Covid-19 a atendimento presencial para os pacientes foi interrompido de março de 2020 a agosto de 2021, mas manteve o atendimento de forma remota, promovendo a continuidade na educação com a mesma qualidade solicitada pela secretaria da Educação, que definiu as diretrizes para a educação nestes ambientes.

 

Atendimento Humanizado - O atendimento hospitalar com qualidade e humanizado é uma constante preocupação da Secretaria de Saúde do Paraná. Por determinação do Secretário da Saúde Beto Preto, as unidades necessitam ser convenientes e próximas dos lares dos paranaenses, oferecendo o máximo de serviços possíveis, como é o caso da escolarização no ambiente hospitalar.

 

Atuando no Hospital Infantil Waldemar Monastier (FUNEAS), em Campo Largo, há dez anos, o SAREH – Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar, faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Paraná e Secretaria de Educação do Paraná, proporcionando a continuidade dos estudos às crianças internadas.

 

De acordo com o diretor-presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado, o trabalho desenvolvido pela equipe do SAREH no Hospital Infantil evita a perda do ano letivo do aluno-paciente, e facilita o retorno deste às salas de aula, no pós-internamento.

 

Marcello Machado parabenizou o esforço da equipe escolar da unidade e de todos aqueles que dão suporte para que a educação seja promovida com efetividade no hospital, que culminou nesta formatura, entre tantos exemplos positivos já realizados.


“Esta parceria promove o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, garantindo, em período de internação hospitalar, a continuação do seu aprendizado escolar e vai além, demonstrando para a criança e para a família que há um interesse pelo bem-estar geral do paciente, além dos medicamentos e atendimentos que a equipe do hospital pode fazer. Esse atendimento humanizado contribui também para a recuperação das condições de saúde", disse.


Marcello Machado também considera que este período de internamento é muito difícil para eles, e o "trabalho desenvolvido pelo SAREH colabora para tornar este momento mais leve, proporcionando conhecimento e a integração do paciente ao convívio social”, conclui. 


Histórico – Desde o início de sua implantação no HI, em maio de 2011, o SAREH já atendeu 21316 pacientes, e o trabalho de qualidade prestado resultou na publicação de um livro, intitulado Escolarização Hospitalar – um espaço desafiador, no ano de 2017, com relatos do dia a dia do serviço na instituição, servindo de base para outros educadores na área.

 

Em 2020 as profissionais tiveram o artigo "Mães adolescentes: Direito à Escolarização durante hospitalização do filho na UTI neonatal" publicado como capítulo 8 do livro Tópicos em ciências da Saúde. 

 

Presenças – Estiveram presentes na formatura as professor do SAREH - Luciane Costa, Danubia Ramos Mozeleski e Regina Fialkoski Basso. Pelo Hospital Infantil a diretora Geral Maria Izabel da Cunha, o diretor administrativo, Guilherme Pasetti. Pela instituição de ensino, a Pedagoga Maria do Rocio dos Santos; a prof. Mariana da Silva Sales Pereira, além de convidados, familiares e colaboradores da instituição.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FUNEAS

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.