Editais/Credenciamento

Eixos de Ação

Empregados Públicos FUNEAS

  • Lei Geral de Proteção Dados Pessoais-LGPD

CIPA FUNEAS Sede


Candidatos CIPA




CIPA FUNEAS Paraná 2021




Objetivo

A comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

 

Como será composta a CIPA da FUNEAS/SEDE?

A CIPA será composta por 2 membros efetivos e 2 membros suplentes indicados pela FUNEAS/SEDE para serem seus representantes e por 2 membros efetivos e 2 suplentes eleitos através de VOTAÇÃO para representarem os empregados.

 

Quando e como faço para me candidatar a Eleição da CIPA?

No dia 01/06/2021 dar-se-á início das inscrições dos candidatos (apenas empregados FUNEAS/SEDE) e no dia 15/06/2021 ocorrerá o término das inscrições.

O empregado interessado deverá enviar um e-mail (com nome e setor) para cipa.sede@funeas.pr.gov.br – responsável Mayara Rolim Pereira, que irá conduzir por este os tramites até que seja confirmada a inscrição do empregado/candidato.

 

Quando serão realizadas as votações?

A votação iniciará no dia 21/06/2021 nas instalações da FUNEAS, a Comissão Eleitoral irá passar nos setores de forma a permitir a votação de todos os empregados.

 

Quando serão apurados os votos?

No dia 22/06/2021 a Comissão Eleitoral irá computar e conferir os votos. Logo após será divulgado os titulares ou suplentes.

 

O Curso para cipeiros eleitos ocorrerá no dia 15/07/2021, o formato do curso e meio de acesso serão informados com antecedência.



SOBRE A CIPA 

Quais são os benefícios da CIPA para os empregados?

Por meio da CIPA, os funcionários também podem atuar junto à empresa no sentido de melhorar as próprias condições de trabalho no que se refere à segurança e à saúde. Sendo assim, a CIPA é uma maneira de manter a integridade física e mental do trabalhador.

 

Quais as atribuições da comissão?

Cabe à CIPA atuar junto aos funcionários e à própria empresa a fim de prevenir situações de risco à segurança e à saúde do trabalhador no exercício de suas funções.

Nesse sentido, a comissão assume várias atribuições e promove ações que contribuem para a prevenção de acidentes e de danos à saúde no local de trabalho.

Entre as principais, estão:

  • identificar riscos existentes nos processos desenvolvidos na empresa, com elaboração do mapa de riscos;
  • elaborar planos preventivos;
  • criar ações de promoção da saúde, como palestras e eventos de conscientização;
  • participar da implementação e do controle das medidas de prevenção;
  • participar da análise das prioridades de prevenção e de correção;
  • verificar periodicamente as condições do ambiente de trabalho, observando os riscos para a segurança e para a saúde dos trabalhadores;
  • divulgar junto aos trabalhadores as medidas de segurança e de saúde do trabalho e as normas que regulamentam essas medidas;
  • estabelecer o relacionamento com o SESMT da empresa, quando houver, a fim de avaliar os riscos e requerer as medidas de prevenção e de correção, entre outras que contribuam para a minimização dos acidentes e das doenças do trabalho;
  • juntamente do SESMT, promover anualmente a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).



Recomendar esta página via e-mail: