Com novos leitos, Hospital Regional do Centro-oeste, em Guarapuava, alcança 354 cirurgias desde fevereiro 07/03/2024 - 16:42

Desde a incorporação de 52 novos leitos cirúrgicos no Hospital Regional de Guarapuava, no início de fevereiro, a unidade já realizou 354 cirurgias em diversas especialidades. A unidade, situada no Centro-Oeste do Paraná, atende os 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde. Ela tem ao todo 112 leitos, 72 destinados à clínica cirúrgica, 30 para clínica geral e 10 leitos de UTI geral.

O maior número de procedimentos foi cirurgia geral, com 150, seguido de urologia (116) e ortopedia (88). Além dessas especialidades, o hospital gerido pelo Estado conta com anestesista e médico clínico geral para atendimento na enfermaria. A rede assistencial ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde na região também é referenciada para atendimentos de urgência.

Para o mês de março já estão agendadas 455 cirurgias eletivas, com capacidade de ampliação no decorrer do mês. “Trabalhamos muito para colher esses resultados e continuaremos a expandir os atendimentos e fortalecer os serviços de saúde na região para a população que aguarda a realização de cirurgias nessas especialidades”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“As equipes da Funeas não têm medido esforços para garantir todas as condições para que os serviços prestados aos pacientes no hospital avancem mais. Ele é importante para toda a região central do Estado”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), entidade que faz a gestão da unidade, Marcello Machado. “Nossa previsão é termos uma média de 500 cirurgias por mês, atendendo a 5ª Regional de Saúde e outras áreas”.

REFERÊNCIA – O Hospital Regional de Guarapuava foi inaugurado em 2020 para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia, a unidade assumiu posição de referência para o tratamento de Covid-19 na região. Passado o período mais grave, os leitos exclusivos para os casos da doença foram desativados e o hospital iniciou a fase de atendimentos gerais. Desde então, soma mais de 2 mil atendimentos.