Escola de Saúde Pública realiza cerimônia de posse e aula inaugural para os programas de residência de 2024. No total, 20 novos médicos iniciaram as formações 02/03/2024 - 17:30

A Escola de Saúde Pública do Paraná-FUNEAS realizou nesta sexta-feira, 1º de março, a cerimônia de posse e aula inaugural dos residentes dos programas de residência da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, no auditório da ESPP.

Ao todo, serão 20 novos residentes que participarão dos programas desenvolvidos pela unidade, nos hospitais da rede FUNEAS: Regional do Litoral, em Paranaguá, Dermatologia Sanitária, em Piraquara e Adauto Botelho, em Pinhais.

Para o programa de enfermagem obstétrica o campo de prática será no Complexo Hospitalar do Trabalhador, em Curitiba e para o programa da ESPP, do curso de saúde mental, o campo de prática será na rede municipal da Prefeitura de Pinhais.

Os novos residentes tomaram posse no grau de formação R1, que é o primeiro ano de atuação de um médico como residente, nos Programas de Residência Médica em Cirurgia Geral, do Hospital Regional do Litoral; em Dermatologia, do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná; Psiquiatria, do Hospital Adauto Botelho; Saúde Mental, da Escola de Saúde Pública do Paraná em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais; Enfermagem Obstétrica, da Escola de Saúde Pública do Paraná em parceria com o Complexo Hospitalar do Trabalhador.

Presenças - Compareceram à cerimônia o Diretor-presidente da FUNEAS – Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná, Marcello Machado, representando o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, Franciele Rocha; Adriane da Silva Jorge Carvalho, Secretária Municipal de Saúde de Pinhais, Justina Cetnarski Maiczak, Diretora de Enfermagem do Complexo Hospitalar do Trabalhador; Giovani de Souza, Diretor do Hospital Adauto Botelho; Dr. Fábio Ricardo dos Santos (HRL) Maristela Zanella, Diretora do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná; Solange Rothbarth Bara, Diretora Interina da Escola de Saúde Pública do Paraná e Centro Formador de Recursos Humanos.

Aula Inaugural - A aula inaugural foi ministrada pela mestra Mestra Rejane Cristina Teixeira Tabuti, enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, docente, tutora e orientadora de trabalhos técnicos e científicos em cursos da área de saúde mental.          Parecerista da Revista de Saúde Pública do Paraná e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da SESA.