Estado reforça atendimento para ampliar cirurgias eletivas na região de Guarapuava 02/02/2024 - 10:09

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta semana as consultas para realização de cirurgias eletiva nas especialidades de urologia, ortopedia e cirurgia geral no Hospital Regional de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná. A medida, por meio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), vai reduzir a fila de espera por estes procedimentos nos 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava.

O novo contrato, que viabilizará o aumento no número das cirurgias na unidade, faz parte do Programa Opera Paraná e disponibilizará R$ 23 milhões para produção e fornecimento de materiais como órteses e próteses, além de outros equipamentos necessários para os procedimentos.

Com início das cirurgias programado para segunda-feira (5), a unidade já realiza atendimentos ambulatoriais aos pacientes para análise dos pedidos de cirurgia, verificação das condições clínicas para confirmação do procedimento e realização de exames. A expectativa é que até sábado (3), 540 consultas pré-operatórias sejam realizadas.

Com esta ação do Governo do Estado, a estimativa é que o número de cirurgias realizadas no hospital chegue a 500 procedimentos ao mês.

“O Governo do Paraná está em constante monitoramento das demandas da saúde em todo Estado e segue com objetivo principal de levar um atendimento cada vez mais qualificado e regionalizado para toda população paranaense”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

ESTRUTURA - Para possibilitar a realização destas cirurgias, a unidade dispõe de 112 leitos estrategicamente distribuídos, sendo 72 destinados à clínica cirúrgica, 30 para clínica geral e 10 leitos de UTI geral. Além das especialidades de urologia, clínica geral, urologia, cirurgia geral e ortopedia, contará com anestesista e médico clínico geral para atendimento na enfermaria. Com o novo contrato, o hospital também passa a ser referenciado para atendimento de urgência.

“Este é um grande avanço tanto para o fortalecimento da saúde na região quanto para a população que aguarda a realização de cirurgias nessas especialidades. É isso que o paranaense precisa, atendimento de qualidade perto da sua casa”, ressaltou o diretor-presidente da Funeas, Marcello Machado.