Hospital Zona Sul de Londrina realiza mutirão de cirurgias pediátricas no sábado; Vinte e duas crianças foram atendidas 23/03/2024 - 11:45

Neste sábado (23) o Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade, unidade FUNEAS na Zona Sul de Londrina, realizou um mutirão de cirurgias infantis para crianças entre 3 e 11 anos de idade, que aguardavam na fila de espera.

No total, foram realizados procedimentos cirúrgicos em 22 crianças, nas especialidades de cirurgia pediátrica e de otorrinolaringologia.

Um projeto de humanização foi desenvolvido pelos colaboradores e pelo grupo voluntário Viver em Riso, para animar as crianças no momento da internação e pós-operatório. O hospital foi enfeitado com motivos de Páscoa e houve a distribuição de sorvetes de chocolate.

O diretor-presidente da FUNEAS, Marcello Machado, enalteceu o trabalho realizado no Hospital Zona Sul de Londrina, valorizando o comprometimento da direção e das equipes envolvidas.

“O Hospital Zona Sul tem se destacado na região de Londrina na realização de cirurgias eletivas em diversas especialidades. Este avanço é resultado do empenho do Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior e do Secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, que estão ampliando gradativamente os números das cirurgias pelo Estado. Parabéns a todos os envolvidos.”, afirmou.

Em 2023 o Hospital Zona Sul de Londrina conquistou o 5º lugar no Ranking da Secretaria da Saúde do Paraná, pelo programa Opera Paraná, sendo a unidade própria do Estado e da FUNEAS mais bem colocada. No total, foram realizadas 2791 cirurgias.

Os pacientes atendidos neste mutirão são dos municípios de Londrina, Alvorada do sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Prado Ferreira e Rolândia.

“Estamos muito felizes em promover um novo mutirão e poder contar com toda a equipe do hospital para proporcionar uma experiência agradável para as crianças, para os pais e responsáveis que estão acompanhando”, disse o diretor-geral do hospital, Geraldo Júnior Guilherme.

As cirurgias incluíram a extração da adenoide e amígdalas e cirurgia de fimose, abrangendo as especialidades de otorrinolaringologia e cirurgia pediátrica.

Estrutura - O HZSL atende a média complexidade e é parte integrante de quatro linhas de cuidados prioritários da Sesa: saúde mental, saúde do idoso com cuidados paliativos, pacientes com dengue e cirurgias eletivas. O hospital oferece atendimento em clínica geral, cardiologia, pneumologia, vascular, psiquiatria, infectologia, nefrologia e pediatria.

A estrutura do hospital é composta por 115 leitos, sendo 75 enfermarias (incluindo 10 exclusivos para atendimento psiquiátrico), 26 leitos cirúrgicos e 14 leitos pediátricos. Além disso, a unidade é referência para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (SIATE).

O HZSL realiza atualmente mais de 600 procedimentos cirúrgicos por mês, com cerca de 120 procedimentos pediátricos, destes, 70 são relacionados à otorrinolaringologia.