Hospitais de Londrina fazem parceria com Sírio-Libanês para melhorar fluxos 25/08/2025 - 10:06

Os Hospitais Anísio Figueiredo (HZN) e Dr. Eulalino Ignácio de Andrade (HZS) de Londrina, no Norte do Paraná, foram selecionados para participar de um projeto de melhoria da gestão com objetivo de reduzir tempo de espera e garantir maior satisfação dos pacientes. O projeto Lean nas Emergências é parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, referência no Brasil.

“É uma oportunidade de aprimorar a qualidade dos nossos hospitais, principalmente para quem mais importa, que é o paciente. O HZN tem uma importância muito grande para toda a macrorregião de Londrina”, destaca o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto.

O programa é aplicado em mais de 120 hospitais com resultados positivos, como a redução em 36% da superlotação e queda de 40% no tempo de passagem dos pacientes sem internação.

"Participamos de uma entrevista com a equipe do Sírio-Libanês e apresentamos os dados, potencialidades e oportunidades. Agora, recebemos a confirmação de que fomos aprovados", comemora o diretor do HZN, Reilly Lopes.

Conforme o diretor do HZN, a participação vai permitir a adoção de protocolos para melhorias nos processos de trabalho, redução da superlotação, diminuição do tempo de espera e maior satisfação de pacientes e profissionais. "A proposta inicial do Lean é focar na eliminação de desperdícios e na melhoria contínua dos nossos processos, melhorando a eficiência e qualidade, diminuindo desperdícios", diz.

“Já para Geraldo Júnior Guilherme, diretor-geral do HZS, esta é uma oportunidade de alinhar fluxos e processos, adotando padrões semelhantes aos de grandes hospitais de excelência. ‘Teremos acesso a ferramentas modernas de gestão que contribuirão para decisões diárias mais assertivas, possibilitando aprimorar a estrutura e ajustar processos. A população será a maior beneficiada’, destaca.”

LEAN NAS EMERGÊNCIAS – O programa é uma metodologia desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Lean, em tradução livre, é "enxuto" e utiliza princípios técnicos e operacionais que melhoram a qualidade e maximizam os serviços de urgência e emergência de hospitais públicos.

"Apesar de o projeto ter foco nas emergências, acredito que terá impacto em praticamente todo o hospital, pois podemos adaptar as práticas trazidas para demais áreas da instituição", completa o diretor do HZN. O Hospital de Londrina irá participar do fórum de abertura, em setembro, e dará início ao diagnóstico situacional de demanda e capacidade, previsto para outubro e novembro.

HISTÓRICO – Os Hospitais HZN e HZS são unidades de maior importância para Londrina e região e abrangem 21 municípios da 17ª Regional de Saúde de Londrina, com uma população aproximada de um milhão de habitantes. Ambas as unidades são referência na região e recebem pacientes da macrorregião estimada em 2 milhões de habitantes.

GALERIA DE IMAGENS