Ouvidoria
Antes de registrar sua demanda, confira as perguntas mais frequentes recebidas pela Ouvidoria e suas respectivas respostas.
Como registrar sua manifestação:
Antes de registrar uma manifestação na Ouvidoria de Saúde do SUS - SESA, procure o órgão e/ou instituição envolvida com a resolução de seu problema ou questionamento, podendo ser a Unidade Básica de Saúde, Laboratório ou Clínica, Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde. Desta forma, você terá mais agilidade na solução do seu problema.
Entretanto, se você tentou e não obteve sucesso, primeiramente entre em contato com a Ouvidoria de Saúde do seu município de residência, ou ligue para 0800 644 44 14. Este número de telefone identificará o município de origem de sua ligação e direcionará para a Ouvidoria Regional de Saúde a que o município pertence.
Na Ouvidoria do Estado do Paraná, você cadastra sua solicitação através do Sistema Integrado para Gestão da Ouvidoria Geral do Estado. Após o registro, será enviada por e-mail uma confirmação do recebimento da manifestação, juntamente com uma senha e login para acompanhar o andamento do seu processo.
Caso a confirmação nao chegue no seu e-mail, solicitamos que verifique a lixeira eletrônica (spam).
Ouvidoria Estadual - O horário de funcionamento da Ouvidoria Estadual do SUS e Ouvidorias Regionais é das 08h – 12h e das 14h – 16h.
Contatos das Ouvidorias das Unidades FUNEAS
Curitiba - SEDE
41 3798-5373
Hospital Regional do Litoral - HRL - Paranaguá
41 3420-7400 - Ouvidoria: 41 3420-7473
Hospital Regional de Guaraqueçaba – HRG - Guaraqueçaba
41 3798-6111 - Ouvidoria 41 3798-7971
Hospital Adauto Botelho - HAB – Pinhais
41 2103-6500 Ramal: 6503
Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná – HDS - Piraquara
41 3542-2882 Ramal: 123
Hospital Infantil Waldemar Monastier - HIWM - Campo Largo
41 3391-8100 - Ouvidoria 41 3391-8197 3391-8159
Hospital Regional do Centro Oeste - HRCO - Guarapuava
41 3798-5373 Ramal Ouvidoria 2874
Hospital Regional do Sudoeste - HRS - Francisco Beltrão
46 3199-1700 - Ouvidoria 46 3199-1727
Hospital Regional do Norte Pioneiro - HRNP - Santo Antônio da Platina
43 3142-3043 - Ouvidoria 43 3534-7772
Hospital Zona Norte - HZN - Londrina
43 3376-4600 - Ouvidoria 3376-4657
Hospital Zona Sul – HZS - Londrina
43 3374-1925 - Ouvidoria 43 3374-1990
Hospital Regional de Ivaiporã - HRIV - Ivaiporã
43 3484-0388
Hospital Regional de Telêmaco Borba – HRTB - Telêmaco Borba
42 3272-7707 - Ramal 128
Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos - CPPI - Piraquara
41 3673-8800
Escola de Saúde Pública do Paraná - ESPP - Curitiba
41 3342-9818
Tratamento de denúncias, Reclamações, Sugestões, Solicitações, Elogios em Ouvidoria
Como lidar com a manifestação, Identificado, Anônimo e o Sigilo?
Dados do Manifestante – Ouvidoria
Natureza do atendimento
• Sugestão, Elogio, Solicitação, Reclamação e Denúncia:
Diferença entre, ANÔNIMO, SIGILO e IDENTIFICADO
Cabe, inicialmente, ressaltar a diferença entre estes três institutos: manifestação anônima é aquela em que o denunciante não identifica a sua própria identidade, Já a manifestação sigilosa a identidade do denunciante é revelada para a Ouvidoria e esta preserva a devida confidencialidade sobre quem apresentou a denúncia durante todo o processo de apuração interna.
IDENTIFICADO:
Quando o manifestante informa para a Ouvidoria seu nome e meios de contato (e-mail, telefone, endereço etc.).
SIGILOSO:
Quando o manifestante informa para a Ouvidoria seu nome e meios de contato (e-mail, telefone, endereço etc.), mas solicita que o sigilo da sua identidade seja preservado nas demais instâncias. A Ouvidoria manterá o sigilo da fonte e a proteção de identificação do denunciante, em obediência ao que preceitua o direito individual dos cidadãos e a inviolabilidade de sua intimidade, sempre que julgar necessário, independentemente de solicitação do manifestante.
ANÔNIMO:
Quando o manifestante NÃO informa, a sua própria identidade, por receio de se expor e sofrer alguma represália, o manifestante não quer se identificar para a Ouvidoria com seu nome e meios de contato (e-mail, telefone, endereço etc.).
PROTEÇÃO e DEFESA dos direitos do usuário dos serviços públicos
Lei Federal nº 13.460/2017, dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. Regulamenta os capítulos III, IV e VI a qual dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública de que trata o §3º do art. 37 da Constituição Federal.
Lei Decreto nº 7791/2021, de 08 de junho de 2021, dispõe sobre as medidas de proteção à identidade dos denunciantes de ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública estadual. Controladoria Geral do Estado.
Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pelos órgãos e entidades da Administração Pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo do Estado do Paraná.