Colaboradores da Sede da Funeas participaram de evento alusivo ao Novembro Azul 08/12/2025 - 13:51

A ação reuniu trabalhadores do público masculino da área administrativa e apresentou as principais doenças que afetam a saúde do homem, suas causas e formas de prevenção. A palestra foi conduzida pelo urologista Dr. Vinícius Bruce Souza.

A organização do encontro ficou a cargo da Ouvidoria e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Funeas.

Durante a apresentação, o especialista destacou o autocuidado como base para uma vida saudável e para a redução do risco de doenças, além de esclarecer dúvidas dos participantes ao final da palestra.

O diretor-presidente da Funeas, Geraldo Biesek, ressaltou a importância de incentivar ações voltadas à saúde masculina tanto na sede quanto nas unidades administradas pela instituição.
“A palestra de hoje reforça os cuidados que nós, homens, devemos ter no dia a dia para melhorarmos nossa qualidade de vida, e isso repercute diretamente nos âmbitos familiar e profissional. Os cuidados são para todos”, afirmou.

A ouvidora da Funeas e presidente da CIPA, Nardi Casanova, destacou a participação dos colaboradores da sede administrativa.
“Tivemos o privilégio de receber nossos trabalhadores, que além de assistirem à palestra, contribuíram com suas perguntas. O evento de hoje foi um sucesso”, disse.

Ela também agradeceu o apoio da Secretaria da Cultura, do Centro Universitário Internacional (UNINTER) e dos membros da CIPA pela dedicação na organização do encontro.
“Foi um trabalho de equipe, e todos se empenharam”, completou.

Durante o encontro, a coordenadora de Ouvidoria também sugeriu a criação de ações estratégicas, entre elas o programa “Cultura da Saúde nas Escolas”, voltado para jovens e adolescentes. A iniciativa busca fortalecer a promoção da saúde, a prevenção e o diálogo com a comunidade escolar.

Novembro Azul - O Novembro Azul é um movimento global de conscientização sobre a saúde masculina, com foco no diagnóstico precoce do câncer de próstata — o tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil. A campanha estimula a realização de exames preventivos, como o toque retal e o PSA, fundamentais para aumentar as chances de cura.

Além do câncer de próstata, o movimento também chama atenção para outras doenças que impactam a saúde do homem, como diabetes, reforçando a adoção de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas.

GALERIA DE IMAGENS