Estado forma novos agentes de Combate às Endemias no Litoral do Paraná 27/08/2025 - 09:57

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, realizou nesta sexta-feira (22), a formatura dos alunos do curso de formação inicial para Agente de Combate às Endemias (ACE), no auditório da Prefeitura de Matinhos, no litoral do Paraná.

No total, participaram da formatura 27 alunos, que já atuam nos municípios de Matinhos, Antonina, Morretes e Guaratuba. As aulas foram realizadas presencialmente no município de Matinhos, através do processo descentralizado de capacitação da ESPP-CFRH, em parceria com a 1ª Regional de Saúde do Estado, de Paranaguá.

A carga horária total do curso foi de 400 horas, com início dos estudos no mês de junho de 2024 e conclusão em julho de 2025. O Curso capacitou os alunos em áreas da saúde pública focadas, principalmente, na educação da população e prevenção das endemias.

De acordo com a diretora-geral da ESPP-CFRH, Solange Rothbarth Bara, o trabalho destes agentes é de relevância fundamental para a saúde pública no Paraná, “O trabalho deles fortalece as ações preventivas, a vigilância, a promoção de ambientes saudáveis e a resposta a emergências sanitárias”, destaca.

São considerados pilares estratégicos para a atuação dos ACE, junto à população, a prevenção de doenças, educação em saúde, monitoramento e vigilância epidemiológica, redução de custos para o sistema de saúde, proximidade com a comunidade e a atuação em emergências de saúde.

A escola - Administrada pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná, a ESPP se destaca no cenário nacional nesta área. Somente em 2024 a unidade formou mais de 24 mil profissionais, em diversas áreas da saúde, principalmente por meio de plataformas de Educação à distância (EAD) e segue ampliando a participação na implementação de programas de residência nas unidades próprias do Estado.

Presentes – A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito de Matinhos, Eduardo Antônio Dalmora; Victor Pugsley Julião, da 1ª Regional de Saúde do Paraná e Elisângela Aparecida de Souza, (ESPP); além da diretora-geral da ESPP, Solange Bara.

GALERIA DE IMAGENS