Funeas intensifica ações para conclusão de nova proposta do Contrato de Gestão com a Secretaria da Saúde do Paraná 08/08/2025 - 13:25
Entre os dias 7 e 8 de agosto, representantes das diretorias da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), se reuniram para dar seguimento às tratativas para a formatação de uma nova proposta técnica do contrato de gestão, que será apresentada à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. O Contrato atual vence em dezembro deste ano.
O diretor-presidente da Funeas, Geraldo Biesek, ressaltou que o momento é importante para a Fundação, que está prestes a completar dez anos de atuação na gestão de 14 unidades próprias do Governo do Estado.
"A Fundação atua com base em um contrato de gestão, que regulamenta sua relação com a Secretaria da Saúde do Paraná e estabelece todos os critérios que devem ser seguidos ao longo da vigência do instrumento", destaca.
De acordo com Biesek, os representantes das diretorias elencam todas as variáveis possíveis para a construção da minuta do contrato, seguindo diretrizes específicas e previstas na legislação, como justificativa da contratação, plano de trabalho, recursos humanos, materiais e logísticos além do orçamento estimado, entre outros.
Neste projeto, estão sendo revistos também as cláusulas essenciais, como objeto do contrato, metas e indicadores, metodologia de prestação de contas, fiscalização e avaliação, prazo de vigência e os demais itens obrigatórios, que segundo Biesek “farão toda a diferença para a prestação dos serviços à população que necessita de atendimentos especializados em saúde”.
Abrangência - Atualmente, o contrato de gestão formaliza a administração dos hospitais regionais do Litoral, do Sudoeste, Infantil, Guaraqueçaba, Norte Pioneiro, Centro-Oeste, Ivaiporã e Telêmaco Borba. Em Londrina, os hospitais Zona Norte e Zona Sul, além dos hospitais Adauto Botelho e Dermatologia Sanitária.
O Centro de Produção de Pesquisas de Imunobiológicos (CPPI) e Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), completam o quadro das 14 unidades geridas pela Funeas.
Próximos passos - Após concluída esta etapa, uma comissão técnica da Funeas se reunirá com integrantes da Secretaria da Saúde do Paraná, para a apresentação da nova proposta e demais encaminhamentos necessários. “É um passo importante para continuarmos a prestar os serviços com qualidade e eficiência para a população do Estado”, finaliza Biesek.