Hospital Zona Sul realiza mutirão de cirurgias eletivas infantis e beneficia pacientes de sete municípios da região 09/12/2025 - 13:52

O Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade, conhecido como Hospital Zona Sul de Londrina (HZS), e integrante da Rede Própria do Governo do Estado do Paraná, administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná (FUNEAS), realizou neste sábado (06), um importante mutirão de cirurgias eletivas infantis, reforçando o compromisso da instituição com a redução das filas e a ampliação do acesso à saúde para crianças da região.

Ao todo, foram atendidos 22 pacientes, provenientes de sete municípios: 14 de Londrina, 3 de Ibiporã, 2 de Jaguapitã, 1 de Alvorada do Sul, 1 de Rolândia, 1 de Bela Vista do Paraíso. Os procedimentos realizados incluíram: Postectomia, Adenoidectomia, Amigdalectomia com Adenoidectomia.

O diretor-geral do HZS, Geraldo Junior Guilherme, destacou que essas cirurgias são essenciais para a melhora da qualidade de vida das crianças, especialmente em casos de infecções de repetição, dificuldades respiratórias, apneia do sono e limitações funcionais.

“O Hospital Zona Sul é a única referência de cirurgia infantil de média complexidade para a toda a 17 Regional de Saúde. Por isto, para ampliar o acesso aos pacientes, frequentemente realizamos estes mutirões que melhoram a qualidade de vida das crianças”, disse.

O mutirão é uma ação estratégica da Direção do Hospital para diminuir as filas cirúrgicas e só foi possível graças ao empenho das equipes de cirurgia, anestesia, enfermagem, apoio assistencial, centro cirúrgico e administrativo, que se dedicaram mesmo fora do horário habitual para garantir um atendimento seguro, humanizado e eficiente.

A iniciativa reforça o compromisso do Hospital Zona Sul com a população, fortalecendo a regionalização do atendimento e contribuindo para o avanço das cirurgias eletivas pediátricas na 17ª Regional de Saúde.

QUALIFICAÇÃO - A unidade é referência para 21 municípios da 17ª Regional de Saúde e mantém programa de residência em Clínica Médica e Pediatria, aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica, com seleção via Exame Nacional de Residência (Enare). A formação de novos profissionais é fortalecida por uma parceria com a PUCPR Câmpus Londrina, que amplia o campo de prática dos estudantes e contribui para a qualificação do atendimento prestado pelo hospital.

GALERIA DE IMAGENS