Ouvidoria Consciente

A Ouvidoria consciente é um conceito que remete a uma Ouvidoria que atua com responsabilidade, empatia, transparência e eficiência, promovendo um diálogo verdadeiro entre a instituição e o cidadão. Acompanhamos o andamento das  manifestações e respostas, promovendo a melhoria contínua dos serviços públicos. Recebemos, analisamos e encaminhamos: reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações, sempre com discrição, confidencialidade e imparcialidade.

A Ouvidoria identifica melhorias e propõe mudanças, entre a população e a instituição, fortalecendo a democracia, a participação social e a gestão transparente. Aqui você não é julgado, não aplicamos sanções nem penalidades a servidores ou gestores.

 

Ao registrar sua manifestação junto à Ouvidoria, verifique se há equívocos:

Para isso, sugerimos: descreva os fatos com detalhes precisos e objetivos; informando dados essenciais, como: local, data, hora e envolvidos, sempre que possível; evitando informações genéricas, imprecisas ou incompletas.

Lembre-se, manter um tom respeitoso e objetivo na manifestação;

Práticas que não colaboram para um atendimento mais rápido, eficaz e transparente.

  • Comentar sobre outras pessoas, como colegas de trabalho e situações alheias não contribui para a melhoria dos processos ou para a construção de um ambiente saudável.
  • Utilizar a Ouvidoria para difamar ou espalhar informações falsas, prejudicando a honra e a imagem de indivíduos. 
  • Falta de informações claras, omissão ou distorção de dados importantes. 
  • Uso indevido da Ouvidoria para resolver conflitos pessoais.
  • Duplicidade de manifestações sobre o mesmo tema sem novos elementos.

 

Quando devemos contatar a Ouvidoria FUNEAS?

Sabemos que, muitas vezes, as manifestações recebidas pela Ouvidoria podem não estão (estar) totalmente claras ou contém informações incompletas. Isso acontece porque nem sempre o cidadão dispõe de todas as informações técnicas ou conhece os processos internos da instituição.

Nossa atuação será sempre de forma acolhedora e responsável, buscando, esclarecer dúvidas e orientar o cidadão(a) sobre os procedimentos e limites institucionais;

Apurar responsabilidades, instaurar sindicâncias, auditorias e procedimentos administrativos, não é competência da ouvidoria, mas registrar sua manifestação consciente, sim.

Entre em contato conosco quando:

  • não obtiver, de modo satisfatório, qualquer tipo de serviço ou atendimento que não tenham sido resolvidos, vinculados à FUNEAS e Unidades sob sua gestão. 
  • atendimento demorado ou ineficiente;
  • Identificar problemas estruturais ou de manutenção;
  • houver indícios de violação de direitos dos cidadãos.
  • serviços que não funcionam conforme o esperado.
  • tiver ciência de alguma irregularidade, infração à legislação ou às normas internas;
  • for vítima de alguma forma de discriminação e entender que quaisquer direitos tenham sido desrespeitados;
  • for vítima de assédios: Moral ou Sexual
  • apresentar sugestões para melhorar os serviços;
  • buscar informações ou esclarecimentos;
  • pedidos específicos ou sugestões de melhorias.
  • reconhecer o empenho e a dedicação dos profissionais através de elogios.
  • valorizar o trabalho realizado do agente público e incentivando a cultura do respeito.
     

Lembre-se: a Ouvidoria está aqui para escutar ativamente você e garantir que sua voz seja ouvida, além de contribuir para a melhoria contínua dos serviços. É um espaço destinado à resolução de problemas, sendo fundamental para promover um ambiente de transparência e respeito. Todas as manifestações são tratadas com sigilo e responsabilidade, garantindo a proteção do denunciante. Facilitando a comunicação construtiva, permitindo que as pessoas expressem suas preocupações, sugestões e críticas de forma adequada e ética.

 

 

SUA VOZ, NOSSO COMPROMISSO!

Aqui nossa escuta é ativa. Você é ouvido(a) com respeito e transparência.

Registre sua reclamação, sugestão, denúncia, elogio ou solicitação.

Juntos, ajudamos a construir serviços públicos com qualidade e eficiência.

Seja sempre bem-vindo(a)!
Participar faz a diferença!