Ouvidoria Consciente
A Ouvidoria consciente é um conceito que remete a uma Ouvidoria que atua com responsabilidade, empatia, transparência e eficiência, promovendo um diálogo verdadeiro entre a instituição e o cidadão. Acompanhamos o andamento das manifestações e respostas, promovendo a melhoria contínua dos serviços públicos. Recebemos, analisamos e encaminhamos: reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações, sempre com discrição, confidencialidade e imparcialidade.
A Ouvidoria identifica melhorias e propõe mudanças, entre a população e a instituição, fortalecendo a democracia, a participação social e a gestão transparente. Aqui você não é julgado, não aplicamos sanções nem penalidades a servidores ou gestores.
Ao registrar sua manifestação junto à Ouvidoria, verifique se há equívocos:
Para isso, sugerimos: descreva os fatos com detalhes precisos e objetivos; informando dados essenciais, como: local, data, hora e envolvidos, sempre que possível; evitando informações genéricas, imprecisas ou incompletas.
Lembre-se, manter um tom respeitoso e objetivo na manifestação;
Práticas que não colaboram para um atendimento mais rápido, eficaz e transparente.
- Comentar sobre outras pessoas, como colegas de trabalho e situações alheias não contribui para a melhoria dos processos ou para a construção de um ambiente saudável.
- Utilizar a Ouvidoria para difamar ou espalhar informações falsas, prejudicando a honra e a imagem de indivíduos.
- Falta de informações claras, omissão ou distorção de dados importantes.
- Uso indevido da Ouvidoria para resolver conflitos pessoais.
- Duplicidade de manifestações sobre o mesmo tema sem novos elementos.
Quando devemos contatar a Ouvidoria FUNEAS?
Sabemos que, muitas vezes, as manifestações recebidas pela Ouvidoria podem não estão (estar) totalmente claras ou contém informações incompletas. Isso acontece porque nem sempre o cidadão dispõe de todas as informações técnicas ou conhece os processos internos da instituição.
Nossa atuação será sempre de forma acolhedora e responsável, buscando, esclarecer dúvidas e orientar o cidadão(a) sobre os procedimentos e limites institucionais;
Apurar responsabilidades, instaurar sindicâncias, auditorias e procedimentos administrativos, não é competência da ouvidoria, mas registrar sua manifestação consciente, sim.
Entre em contato conosco quando:
- não obtiver, de modo satisfatório, qualquer tipo de serviço ou atendimento que não tenham sido resolvidos, vinculados à FUNEAS e Unidades sob sua gestão.
- atendimento demorado ou ineficiente;
- Identificar problemas estruturais ou de manutenção;
- houver indícios de violação de direitos dos cidadãos.
- serviços que não funcionam conforme o esperado.
- tiver ciência de alguma irregularidade, infração à legislação ou às normas internas;
- for vítima de alguma forma de discriminação e entender que quaisquer direitos tenham sido desrespeitados;
- for vítima de assédios: Moral ou Sexual
- apresentar sugestões para melhorar os serviços;
- buscar informações ou esclarecimentos;
- pedidos específicos ou sugestões de melhorias.
- reconhecer o empenho e a dedicação dos profissionais através de elogios.
- valorizar o trabalho realizado do agente público e incentivando a cultura do respeito.
Lembre-se: a Ouvidoria está aqui para escutar ativamente você e garantir que sua voz seja ouvida, além de contribuir para a melhoria contínua dos serviços. É um espaço destinado à resolução de problemas, sendo fundamental para promover um ambiente de transparência e respeito. Todas as manifestações são tratadas com sigilo e responsabilidade, garantindo a proteção do denunciante. Facilitando a comunicação construtiva, permitindo que as pessoas expressem suas preocupações, sugestões e críticas de forma adequada e ética.
SUA VOZ, NOSSO COMPROMISSO!
Aqui nossa escuta é ativa. Você é ouvido(a) com respeito e transparência.
Registre sua reclamação, sugestão, denúncia, elogio ou solicitação.
Juntos, ajudamos a construir serviços públicos com qualidade e eficiência.
Seja sempre bem-vindo(a)!
Participar faz a diferença!